Orange Group Web Solutions

Quem Somos.

Minha foto
Leandro Gomes Pinto | Eliakim Alves Barbosa | Guilherme Nacaratto da Silva | Danilo Matos Júnior.

sábado, 30 de outubro de 2010

Criação de Sites - Primeiros Passos



Entendendo a Base


Baseado no conteúdo pode-se definir se este será um Site comercial ou Institucional.
O conteúdo institucional parte do princípio de divulgar uma informação básica, qual seja, a de que uma empresa física também está no mundo virtual, sendo esta tão ou mais conhecida ou tão ou mais requisitada quanto a empresa física. Que de fato não é tão virtual assim, como veremos mais a seguir.

Esta primeira etapa requer sólidos conhecimentos de Marketing. Veja que estamos falando exclusivamente de Site Institucional. Não cogitamos, por exemplo, Sites pornográficos, de jogos, quadrinhos, etc. As premissas para estes são outras.

A decisão por um Site institucional não significa necessariamente que este não terá um papel de captação de negócios. Aliás, se não for para fazer negócios, então qual a finalidade de uma empresa estar na Internet?

Dentro de um Site Institucional pode-se permitir a interação do visitante com os vários setores da empresa, buscando um estreitamento de relações. É importante pensar que este relacionamento passa a ser de um para um, ou seja, um visitante e uma empresa. Não há Site que represente mais de uma empresa ao mesmo tempo, ou seja, quando o visitante entra num Site, busca o contato com uma única organização, onde esta sim pode estar ligada a outras, quer seja por parcerias, quer seja por divisões de uma mesma companhia. Por outro lado, deve-se lembrar que na outra ponta está uma pessoa, não um computador, buscando informação para decidir uma questão de interesse individual. Esta questão pode ser uma informação ou a decisão de compra de um produto ou serviço.

Definindo a meta a ser atingida

Uma estratégia Web exige planejamento. Há empresas colocando Sites na Internet como quem pendura roupas no varal. Não entenderam que devem tratar isso como um novo negócio, como a abertura de uma filial virtual na cidade chamada mundo. Uma filial que, no futuro, irá virar matriz..

Seu Site deve permitir ao visitante interagir com sua empresa. Deve ser um facilitador de negócios, que poderão começar e terminar “on-line”, ou serem fechados mais tarde da forma convencional. É importante ir pensando na estrutura que sua empresa real deve ter para atender ao movimento gerado pela gêmea virtual. Na Internet as pessoas procuram desesperadamente por informação, quanto mais, e de melhor qualidade, melhor. Portanto, se quiser que o seu Site faça sucesso, você deve recheá-lo com informação de qualidade e mantê-lo sempre atualizado. Daí a necessidade de um trabalho bom e contínuo de Marketing e toneladas de criatividade.

Mas não desanime pensando ser esta uma tarefa para bolsos maiores que o seu. A criatividade sempre foi a principal rival do dinheiro mal gasto. A essa altura você já deve ter definido seus objetivos, apesar das palavras desse texto terem tirado um pouco do romantismo do negócio e ajudado você a colocar os pés no chão. 

Preparando o Terreno

Como em qualquer negócio, a melhor regra é o bom senso. A escolha da infra-estrutura para o seu Site pode determinar o sucesso ou o fracasso de sua empresa na Internet. É como abotoar a camisa. Coloque o primeiro botão na casa errada e tudo o que vier depois estará comprometido.  Como fundamento inicial, após ter decidido por um Site institucional, é a definição da metáfora do Site. 
A partir de todos aqueles questionamentos anteriores, pode-se seguir à etapa de definição da metáfora com mais consciência, solidez e certeza.
A metáfora se constitui na elaboração do conteúdo temático do Site. É uma etapa importante, pois, escolhida uma metáfora errada, o fracasso fatalmente terá sua presença garantida. Muitos Sites interessantes falharam exatamente nessa parte. Tinham conteúdo, porém, escolheram metáfora em desacordo com o objetivo.

Finalização

A finalização requer uma mente arejada que possa captar qualquer erro em diversas áreas do site. Para isso devemos pensar como leitores, seremos os contactantes acessando nosso próprio espaço para entendê-lo como produto visual de marketing.
Ao fazer isso teremos a certeza de que não iremos decepcionar nenhum bom leitor à procura de um lugar virtual interessante e que possa lhe trazer boas expectativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário